fbpx

Fenabel
Design Contest

A FENABEL é especialista na produção de cadeiras, peças fascinantes de mobiliários dotadas de grande complexidade.

Queremos desafiar todos os criativos a participarem na primeira edição do FENABEL DESIGN CONTEST.

A FENABEL é especialista na produção de cadeiras, peças fascinantes de mobiliário, dotadas de grande complexidade.

Queremos desafiar todos os criativos a participarem na primeira edição do FENABEL DESIGN CONTEST.

Briefing

Briefing ProdutoFENABEL DESIGN CONTEST 2021

1. Tema

Design sustentável de produtos de sentar e/ou mesas.

2. Categorias de Produto

Na categoria de produtos de sentar incluem-se: cadeiras, cadeirões, lounges, banquetas, bancos bar e sofás.

Na categoria de mesas incluem-se: mesas de jantar e/ou mesas de apoio.

3. Materiais

Será valorizada a utilização de materiais sustentáveis, tais como:
Madeira: é o material mais ecológico que existe. É biodegradável, natural, reciclável, gerador de um nível de emissões de carbono inferior a todos os outros materiais, logo tem um impacto ambiental muito baixo.
A Fenabel tem certificação PEFC, assegurando desta forma que a matéria-prima é proveniente de florestas geridas de uma forma sustentável.
-Outros materiais: laminados, vidro, metais e alumínio,

4.Critérios de melhoria do meio-ambiente

O projeto deverá ter em consideração todo o ciclo de vida do produto, com foco na seleção e no uso responsável dos materiais, bem como a sua posterior utilização para garantir alta durabilidade e longevidade.

 Seleção de material:
-Uso de material renovável, reciclado e/ou de baixo impacto ambiental
-Uso otimizado de todo os materiais.

 Produção:
-Processo de baixo impacto ambiental
-Baixa produção de resíduos
-Durabilidade, capacidade de reparação e/ou restauro.

 Ciclo de vida:
-Potencial de reutilização e de reciclagem dos materiais.
-Design circular do produto, promovendo assim a constante reutilização dos materiais, reduzindo o desperdício.

5.Critérios de valorização sociocultural

O design do projeto apresentado a concurso deverá ser, acima de tudo, intemporal e duradouro.

A avaliação dos projetos terá em consideração este critério, uma vez que o mesmo contribui para o enriquecimento sociocultural do setor.

Regulamento

RegulamentoFENABEL DESIGN CONTEST 2021

1. Participantes

O Fenabel Design Contest está aberto a estudantes e a profissionais de design.

2. Objetivo

Para participar deverá apresentar um produtos de sentar e/ou mesa, que cumpra todas as especificações descritas no Briefing de Produto apresentado pela FENABEL, descrevendo como solucionar questões técnicas relativas à produção em série do modelo.

3. Registo

Os participantes apenas poderão fazer o seu próprio registo, através do formulário na página do Fenabel Design Contest 2021. O registo é único e intransmissível. Após o registo será enviado aos participantes um link para validarem a sua inscrição, recebendo de seguida o código de participação. 

4. Inscrição

Toda a documentação submetida deverá ser identificada apenas pelo código de participação.

A documentação a apresentar é a seguinte:

  • Modelos
  • Memória descritiva
  • Outro material relevante para o projeto apresentado.

A inclusão de qualquer informação pessoal na documentação apresentada, resultará na exclusão imediata da competição.

5. Código de Participação

Qualquer projeto de design que não venha acompanhado do código de participação emitido pela FENABEL será excluído do Fenabel Design Contest.

6. Documentação a apresentar

Cada participante deverá apresentar a seguinte documentação:
• Memória descritiva do modelo o mais completa possível. Poderá incluir esboços, renders, inspirações, imagens do modelo à escala (1:5) e o vídeo de apresentação.
• A memória descritiva deverá ser enviada via e-mail para design@fenabel.pt, com título de Fenabel Design Contest + Código de Participação.
• De forma a facilitar o envio da memória descritiva, esta poderá ser enviada, com o mesmo título, via Wetransfer. 
• Os projetos apresentados deverão ser pensados para produção industrial, ou seja, grandes quantidades. Todos deverão ser originais, não devendo refletir um produto já existente no mercado.

7. Apresentação Vídeo

A apresentação de um vídeo criativo, onde deverá ser explicado o projeto e / ou demonstrado detalhes do modelo a ser avaliado.

O tempo máximo de vídeo será de 2 minutos e deverá ser criado em formato panorâmico, com uma resolução mínima de 1080p (1920 x 1080) e máxima de 2160p (3840 x 2160). Será permitido qualquer tipo de ficheiro, desde que este não exceda 1 Gb.

8. Envio do Modelo

O modelo à escala de 1:5, poderá ser enviado por correio, por transportadora, ou ser entregue diretamente nas nossas instalações até dia 30 de Novembro 2021.

Fenabel, S.A.

ATT: FENABEL DESIGN CONTEST

DEPARTAMENTO MARKETING

Via Rota dos Móveis, 624
4585-850 Rebordosa
Portugal

9. Custos de transporte / Devolução

Cada participante assumirá todos os custos decorrentes da sua participação no Fenabel Design Contest. A FENABEL não será responsável pelos custos decorrentes de transporte, impostos, taxas alfandegárias, etc.

10. Prémios

Os prémios do Fenabel Design Contest são os seguintes:

  • 1º prémio – 2000€
  • 2º prémio – Menção Honrosa

Serão atribuídos por um júri composto de profissionais de diferentes setores: design, indústria e imprensa relacionados com o setor do mobiliário e decoração.

11. Entrega dos Prémios

A cerimónia de Entrega dos Prémios será realizada em data a definir  posteriormente.

12. Resultados do Concurso

Os prémios serão atribuídos por maioria absoluta, após votação do júri do concurso.

Os vencedores serão informados após a assinatura da ata referente à votação, no dia 14 de Janeiro de 2022.

13. Direitos de Autor

Todos os projetos submetidos a concurso e que sigam os padrões da FENABEL, no caso de serem considerados apropriados para produção, poderão ser utilizados pela FENABEL, podendo esta utilizá-los de forma exclusiva e sem limitação de tempo. A FENABEL compensará os seus criadores sob a forma de royalties de acordo com a política interna da empresa.
A FENABEL também tomará a posse dos projetos submetidos pelos vencedores do 1º e 2º prémio, em relação aos quais a FENABEL não assume qualquer compromisso de produção.
Com a submissão dos desenhos no concurso, os participantes garantem que os mesmos não infringem, em nenhum aspeto, os direitos de autor e/ou de propriedade industrial de terceiros, desonerando totalmente a FENABEL de qualquer responsabilidade pela eventual infração relativa a esses direitos. Na hipótese de o projeto submetido violar os direitos de terceiros, o participante assumirá a obrigação de manter a FENABEL livre de qualquer responsabilidade.
Os participantes cedem os direitos de imagem de todos os suportes utilizados nos modelos sujeitos a concurso, de forma que a FENABEL possa divulgar, distribuir, exibir ou utilizar em comunicações externas.

14. Responsabilidades do designer

O designer do projeto submetido a concurso será responsável por qualquer contestação face à autoria do design e possíveis casos de plágio relacionados com o mesmo.

15. Propriedade Intelectual dos Vídeos

Ao submeter os vídeos, os participantes autorizam a FENABEL a utilizá-los, através de qualquer meio, para a divulgação do concurso e apresentação dos projetos.

16. Incidentes de Transporte

A FENABEL não assumirá qualquer responsabilidade por quaisquer atrasos, perdas e danos decorrentes do transporte dos projetos.

17. Devolução dos projetos

Os projetos submetidos a concursos poderão ser recolhidos pelos seus autores a partir de 28 de Fevereiro, 2022 até 30 de Abril, 2022 nas instalações da Fenabel, 

Fenabel, S.A.
Via Rota dos Móveis, 624
4585-850 Rebordosa
Portugal

Cada participante deverá agendar a recolha dos seus projetos e gerir essa recolha junto de uma transportadora, serviços de correio ou presencialmente.
Assim que o prazo de recolha tenha terminado, e o projeto não tenha sido recolhido pelo participante, será entendido que renúncia aos direitos da sua recolha e que a Fenabel, S.A. deverá proceder como entender ser mais apropriado.

18. Alteração das regras

A FENABEL reserva-se o direito de modificar a qualquer altura as regras referentes às datas e local de entrega dos prémios, assim como a data de recolha dos modelos submetidos ao FENABEL DESIGN CONTEST. Caso exista alguma alteração, a FENABEL deverá comunicar as novas datas e local o mais rápido possível a todos os participantes, para que possam fazer os devidos ajustes às suas agendas.

19. Aceitação das regras

A participação no FENABEL DESIGN CONTEST implica a aceitação de todas as regras e condições referidas supra. O não cumprimento de qualquer uma destas condições levará à exclusão do participante e do seu projeto do FENABEL DESIGN CONTEST

Inscreve-te

Inscreve-teFenabel Design Contest 2021

Estás pronto para o FENABEL DESIGN CONTEST? Inscreve-te aqui!

Useful Links
Useful Information
Newsletter

Subscribe our newsletter